CARTA DE APRESENTAÇÃO
SLIDE 2 - A crise financeira internacional foi desencadeada nos Estados Unidos, a partir da expansão do mercado imobiliário daquele país, iniciada em 2001.
SLIDE 2 - Diminuíram os juros e incentivaram os empréstimos financeiros para fazer consumidores e empresas gastarem mais. Esse cenário aumentou a especulação financeira, e consumidores passaram a comprar casas não somente para ter um imóvel, mas também para fazer investimentos, revendendo a moradia a preços mais altos, tudo com dinheiro de empréstimos e crédito de bancos, empresas hipotecárias e financeiras.
SLIDE 3 - Como o mercado de imóveis começou a ter fácil aquisição em meados de 2007 com financiamento de até 30 anos e garantias rigorosas e com uma supervalorização dos mesmos, os preços acabaram saindo de controlee.
SLIDE 3 - Quando se descobriu que os preços eram irreais e os imóveis não podiam ser pagos a bolha estourou e com ela boa parte das instituições financeiras de crédito imobiliária. Iniciou-se as numerosas hipotecas dos imóveis americanos.
Os efeitos da crise
SLIDE 4 – Diante do grave cenário,as dispensas coletivas de empregados se tornaram tática para grandes empresas, sob o subterfúgio de “evitar” o mal maior, tal como a falência das empresas e ao desemprego de outros trabalhadores; a produção foi diminuída, o consumo encolheu e conseqüentemente o mercado reduziu. IMAGEM
SLIDE 4 – ( Explicar a charge) O desemprego sempre foi presente na sociedade globalizada, e atinge principalmente as classes menos favorecidas economicamente. A crise surge para agravar ainda mais. Sem trabalho as pessoas não possuem dinheiro para desfrutarem de condições dignas de vida.