carta comentada da independencia dos estados unidos
DEPARTAMENTO DE DIREITO
GRADUAÇÃO EM DIREITO
ANÁLISE ACXIOLÓGICA DA CARTA DE THOMAS JEFFERSON NA INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS
GOIÂNIA, GO
2014
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GOIAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
GRADUAÇÃO EM DIREITO
ANÁLISE ACXIOLÓGICA DA CARTA DE THOMAS JEFFERSON NA INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, do Curso de Graduação em Direito da Fundação Educacional de Goiás - FACLIONS.
Professor: Welton Ferreira
GOIÂNIA, GO
ABRIL, 2014
A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido. Foi ratificada ou aprovada pelo Congresso Continental em 4 de Julho de 1776, considerado o dia da independência dos Estados Unidos e tem estampada no seu texto por Thomas Jefferson.
Thomas Jefferson era literário e filosófico, e produziu um texto sem, aparentemente, artifícios literários, que se distinguem pelos seus elevados princípios morais, foi de fato um retórico brilhante, no sentido clássico do termo, interessado mais na transmissão de idéias do que na beleza da expressão.
O texto, o mais elaborado de todos os escritos de Jefferson, conjuga uma linguagem clara, simples e direta com a elevação filosófica, acordando-se bem a um apelo solene à Razão da Humanidade. Do princípio ao fim da declaração, o ritmo compassado das palavras apresenta uma argumentação que ajudou à aceitação da causa da liberdade americana.
A Declaração de Independência tornou-se um texto intemporal em que é explicitada a filosofia dos direitos naturais do homem e da auto-determinação dos povos.
O autor conjugou o constitucionalismo britânico com aos valores humanos fundamentais, apresentando a sua conclusão de uma forma facilmente compreensível. No