carros elétricos
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a introdução dos veículos elétricos no mercado.
A razão da escolha do corpus de pesquisa esta associada ao fato do reaparecimento dos veículos elétricos no mercado mundial, seu alto valor de comercialização, seu estado atual e sua perspectiva para o futuro.
Segundo Castro B.H.R & Ferreira T.T (2010), quase um século após ser superado pelos modelos propulsionados por motores a combustão, os veículos elétricos reaparecem no cenário automotivo mundial com novas tecnologias .
No inicio do século XX, os veículos elétricos dominavam o mercado norte- americano. Os menores índices de ruídos a ausência de vibrações e a inexistência de marchas eram as principais vantagens desse veiculo.
O baixo custo dos derivados de petróleo e a legislação ambiental da época associados ao estagio mais primitivo das baterias foram fundamentais para o fracasso do veiculo elétrico, apesar do maior conforto proporcionado ao usuário. Avanços tecnológicos, como partida elétrica e um melhor sistema de distribuição, aumentaram à atratividade dos veículos a combustão e contribuíram para a aposentadoria precoce do veiculo elétrico na época, limitando seu uso a área industrial.
Entretanto no inicio do século XXI, as preocupações ambientais, a volatilidade do mercado de petróleo e o desenvolvimento das baterias reabilitaram o veiculo elétrico, voltando assim a ser um forte concorrente do veiculo a combustão, que é o principal consumidor de petróleo e representa uma das maiores fontes geradoras do efeito estufa, sendo assim o setor automotivo é um dos principais alvos das políticas energéticas e ambientais.
Com base nisso analisaremos por que hoje seria viável a entrada dos veículos elétricos no mercado mundial e os principais empecilhos para essa entrada.
Para tanto, utilizaremos o método bibliográfico com base nas pesquisas de artigo de Castro B.H.R & Ferreira T.T (2010). E de Gonçalves R. N. L. (2012).
2.