Carros de competição
Juliana Andrade Mazur
Meirelyn Kottkamp
Rafaela Borges Nunes
CARROS DE COMPETIÇÃO
CURITIBA
2012
Juliana Andrade Mazur
Meirelyn Kottkamp
Rafaela Borges Nunes
CARROS DE COMPETIÇÃO Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito avaliativo para o 2º bimestre da Disciplina de Projeto Interdisciplinar IV.
Orientador: Profª Angela Zatti
CURITIBA
2012
RESUMO
Este relatório apresenta as especificações técnicas de dois modelos de carros de competição da Fórmula 1, bem como um breve histórico de cada uma das equipes – Lotus e Mercedes. Também foram comparadas as principais diferenças entre os carros das equipes citadas.
Palavras-chave: especificações. equipes. competição.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1 – MERCEDES F1 W03 – MODELO 2012 7
FIGURA 2 – LOTUS E20 – MODELO 2012 8
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA – MERCEDES F1 W03 6
3. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA – LOTUS E20 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O primeiro campeonato de fórmula 1 ocorreu no ano de 1950, em Silverstone, na Inglaterra. O campeão da primeira corrida foi Giuseppe Farina, pilotando um Alfa Romeo, e Giuseppe foi também o primeiro campeão mundial da competição. Na época as grandes escuderias rivais eram Alfa Romeo, Maseratti, Lancia e Ferrari (todas elas escuderias italianas), e a Mercedez-Benz (alemã). Os carros eram fabricados com chassis tubulares e motores traseiros, adotados assim até o fim da década de 60. Após esse período o inglês Colin Chapman idealizou uma suspensão independente ao chassi monobloco com motor integrado, um Lotus da escuderia de Chapman. Já quase no final da década Chapman, Clark e Lotus projetaram o motor Cosworth, que dominou as competições até o início da década de 80. Os anos 80 são marcados pela estréia