Um esboço sobre norberto bobbio.
Seus textos representam um marco para a cultura jurídica Italiana do séc XX
Defendia a (Social-democracia *é a ideologia política de esquerda que acredita na transição para o socialismo sem a necessidade de uma revolução. Social-democracia como a entendemos hoje é resultado de uma ruptura ocorrida no interior do movimento socialista no início do século XX. Tal ruptura fez a distinção entre os que acreditavam ser preciso haver uma revolução para implantação do socialismo e os que entendiam que o objetivo poderia ser alcançado através de um caminho natural. Não tratava-se de uma rejeição ao marxismo, A Social-democracia também passou por uma divisão ideológica, após a Segunda Guerra Mundial. De um lado, estavam os que acreditavam que o capitalismo deveria ser substituído pelo socialismo. De outro lado, havia um grupo que defendia que não era necessário acabar com o capitalismo, mas reformá-lo. Defende a liberdade em todos os sentidos, a igualdade, a justiça social e a solidariedade. Ou seja, o objetivo é tornar o capitalismo mais igualitário.
Dialoga sobre a terceira via (a adoção de um modelo econômico que não seja nem capitalismo nem socialismo, mas sim uma mistura daquilo que "ambos os sistemas têm de melhor") combinar a eficiência econômica do capitalismo com a "justiça social" do socialismo.
Um pensador que não estava preso a uma corrente política, mas existia uma diversidade nas suas propostas. (Acima de tudo é crítico dos sistemas e todas as formas de governo) -----> Notório por isso.
- Não existia para ele a defesa de uma teoria em particular, mas sim o constante dialogo e indagação sobre essas supostas formas de gerir do estado -
Critica ao que se entende por uma postura Igualitarista e idealista da Política.
''Do pensamento utópico ao pensamento revolucionário, o igualitarismo percorreu um longo trecho de caminho: contudo, distância entre a aspiração e a realidade sempre foi e