Parâmetros Estruturais para Veículos de Competição
1. Introdução
2. Metodologia
3. Competições
4. Parâmetros Principais 4.1. Resistência e Peso 4.2. Aerodinâmica 4.3. Ergonomia
5. Referencias
Resumo
Neste trabalho estudamos os principais parâmetros estruturais para veículos de competição. Para isso foi usado duas competições estudantis a Baja SAE e a Fórmula SAE, e delas foi comparado às diferenças entre as competições em função dos parâmetros definidos para o estudo, que são eles resistência e leveza, aerodinâmica e ergonomia. Com os parâmetros escolhidos e os objetivos traçados pode ser então realizado o estudo.
1. Introdução
Este trabalho tem o objetivo de analisar a estrutura dos veículos de diferentes competições, e identificar os parâmetros estruturais principais e os cuidados que se deve tomar em cada competição. Utilizei como base para este trabalho duas competições estudantis, dentre elas estão a Fórmula SAE e Baja SAE.
2. Metodologia
Em principio para este trabalho, tinha em mente analisar os parâmetros estruturais de veículos de competições profissionais a exemplo da Fórmula 1, Stock Car, Fórmula Indy, e etc., porém pela dificuldade em conseguir informações sobre esse tema, visto que tais informações são ocultadas a fim de proteger o vazamento de informações para outras equipes, decidi então trabalhar com competições estudantis pela maior facilidade em adquirir informações.
3. Competições
A competição Baja SAE e Fórmula SAE são ambas as competições feitas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Ambas são competições para estudantes de engenharia visando prepara-los para o mercado automobilístico.
O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. Iniciada no Texas em 1981, esta competição foi criada para promover uma oportunidade aos