CARRO PROPULSÃO A JATO
A propulsão a jato é estudada a partir da Terceira Lei de Newton. Essa lei é conhecida como “Ação e Reação” e decorre da ideia de que toda força que um corpo recebe é consequência da força que ele aplicou.
A reação acontecerá após o sistema pneumático expelir um jato rápido de fluído, que no caso estudado será o ar que estará comprido sob alta pressão no reservatório. Para que isso ocorra o sentido de saída do fluido deverá ser contrário ao da velocidade do carro, com isso o veiculo ganhará impulso para se movimentar.
Tal processo faz com que o carro construído altere seu estado de movimento, ou seja, a partir do repouso em relação ao solo que é o sistema de referência, será possível sair da inércia e então adquirirá velocidade.
Esse movimento poderá ser uniformemente variado (MUV), quando houver uma aceleração, e então a velocidade adquirida pelo carro estará aumentando com o tempo, ou então o movimento poderá ser retilíneo uniforme (MU) caso o carro mantenha uma velocidade constante após sair da inércia.
O projeto representará em pequena escala o processo que ocorre em grandes construções, como por exemplo foguetes, turbojatos, turbofans, e estatorreatores.
O criador dos motores a jato de ar não se sabe ao certo, pois várias pessoas o fez, mas é possível afirmar que essa ideia é antiga, pois no inicio da Era Cristã o filosofo Hero de Alexandria, elaborou uma máquina chamada Eolípila de Hero, que tinha por finalidade transformar ação da pressão do valor d’água em energia mecânica caracterizada por ser uma reação, mais tarde chamada de Terceira Lei de Newton.
OBJETIVOS
O objetivo consiste na elaboração e construção de um carro com propulsão a jato de ar, onde será possível fazer a visualização prática de conceitos adquiridos nas disciplinas relacionadas a física e matemática, tendo como destaque as frentes de mecânica dos fluídos e cálculo.
O projeto tem que obedecer as restrições pré-estabelecidas pela universidade, quais como, ter