Carro elétrico: alimentação e controle
Diogo Meira Trindade.
Thainá Rodrigues dos Santos.
Resumo
Atualmente, os avanços tecnológicos e a busca por soluções a problemas ambientais, estão paralelamente ligados. Veículos movidos por motores a combustão, produzem muitas substâncias nocivas provenientes da queima do combustível fóssil, contribuindo para a poluição do ambiente e o efeito estufa. Nos veículos elétricos, os motores a combustão são substituídos por motores elétricos ou até mesmo combinados, que são os chamados carros híbridos. Este avanço é possível graças à tecnologia de sistemas embarcados.
Este artigo tem como objetivo mostrar a alimentação e o controle dos motores dos veículos elétricos, passando pela história do carro a combustão e chegando ao veiculo elétrico nos dias atuais, abordando de forma detalhada o seu funcionamento e os benefícios trazidos ao meio ambiente.
1. Introdução
Contrariando o que muitos pensam o conceito de carro elétrico não é novidade. A ideia surgiu em meados do século XIX, apesar das novidades tecnológicas atuais.
Hoje em dia há um grande investimento das empresas automobilísticas, buscando em pouco tempo comercializar veículos elétricos, em grande escala. Como nos dias atuais há uma grande preocupação com o meio ambiente, o carro elétrico vem como alternativa para amenizar problemas ambientais.
Sendo assim, será feito um estudo de como é realizado o armazenamento de energia do veículo elétrico e como o sistema embarcado atua no controle do mesmo sob a ótica do favorecimento ao meio ambiente.
2. Carro elétrico
Os primeiros veículos com propulsão própria tinham motores a vapor. No ano de 1769, o soldado francês Nicolas Cugnot, construiu um carro com a finalidade de rebocar canhões. Este carro atingia a velocidade de 5 km/h e precisava parar de dez em dez minutos, para poder recuperar a pressão da caldeira. Em 1880, Karl Benz e Gottlieb Daimler, criaram o primeiro motor a gasolina
No ano de 1903 alguns carros