Trabalhos
Curso Técnico de Metalurgia
Processo de Soldagem a Arco Submerso
Professor: Castanheira
Alunos: Juliana Camila de Carvalho Loredo Turma: N2MET2
Data:05/03/2013
GENERALIDADE
Fluxo escorificante – conhecido popularmente no meio pelos termos fundente ou sal. Conforme Gwinner (1996), o procedimento tem duas finalidades: proteger o material de excessiva oxidação durante o processo de fusão e,coletar escória e compostos não metálicos como partículas refratárias do forno.
SAW – Submerged Arc Welding.
PERFIL E CARACTERÍSTICAS DE CONSTRUÇÃO
O processo de soldagem por arco submerso (SAW) é um processo no qual o calor que se obtém para soldagem, é fornecido por um arco desenvolvido entre um eletrodo de arame sólido ou tubular e a peça soldada. Nesse processo o arco fica protegido por uma camada de fluxo granular fundido, protegendo a poça de fusão, bem como o metal fundido, de qualquer tipo de contaminação atmosférica. O arco elétrico fica completamente coberto pelo fluxo, ou seja, não é visível o que implica em uma solda sem faíscas, luminosidade ou respingos.
O fluxo granular além das funções de proteção e limpeza do arco funciona como isolante térmico, garantindo uma boa concentração de calor aumentando a penetração do metal de solda.
PROCESSO DE FUNCIONAMENTO
Em soldagem por arco submerso, a corrente elétrica flui através do arco e da poça de fusão, que consiste em metal de solda e fluxo fundido. O fluxo é distribuído por gravidade e fica separado do arco elétrico.
Durante a soldagem, o calor produzido pelo arco elétrico funde parte do fluxo, o metal de adição e o metal base, formando a poça de fusão. A área de soldagem fica sempre protegida pelo fluxo escorificante, parte fundida e uma cobertura de fluxo não fundido. O eletrodo permanece a uma pequena distância acima da poça de fusão.
Com o deslocamento do eletrodo ao longo da junto, o fluxo fundido fica em suspensão e se separa do metal de solda