Eletro
Os instrumentos bobina móvel foram projetados para serem montados em painéis de supervisão e distribuição de energia, também em estações de transformação onde é exigido a medição de tensão e corrente contínua.
O sistema caracteriza-se por uma bobina giratória que sustenta o ponteiro indicador imerso num campo magnético constante, gerado por um imã permanente.
Quando uma corrente percorre a bobina, a interação dos campos ( imã fixo x bobina móvel ) gera uma força que movimenta o sistema. Pelo fato da deflexão ser diretamente proporcional a corrente, as escalas são lineares e o sentido da corrente determina ( positivo ou negativo ) o sentido de deflexão da bobina e do ponteiro.
Utilização
Estes instrumentos são utilizados na montagem de painéis de controle, consoles de maquinas e etc.
Os instrumentos bobina móvel, são utilizados para medir corrente e tensão contínua. Sua principal característica é o seu baixo consumo. Conectados a conversores e medida e com uma escala adequada, permitem a medida de grandezas como ºC, rpm, Watt...
Característica
Este tipo de aparelho torna-se versátil, podendo-se ampliar significativamente os valores medidos optando-se por instrumento de escala intercambiável reduzindo-se assim o número de peças em estoque. Para medição de correntes superiores a 100 A devem ser ligados a Shunts que são desvios da corrente elétrica.
• Ferro Móvel (Jhonatan Silva)
Os Instrumentos ferro móvel são utilizados em painéis elétricos , centrais de distribuição e centros de transformação, onde se é necessário fazer as medições de tensão e corrente alternada. O mecanismo de ferro móvel faz a medição de valores em RMS de corrente alternada com frequências de 15 a 100Hz independentemente do tipo de curva (senoide).
O instrumento de ferro móvel possui uma peça de material ferromagnético que se desloca quando a bobina do instrumento é percorrida por uma corrente elétrica.
Instrumento