Atps 1
Unidade Pirituba
LUIS CARLOS FERREIRA LIMA
LAÉRCIO ALVES FEITOSA
JOSÉ ITAMAR DOS SANTOS
ROGÉRIO SEAWRIGHT
SERGIO CALDEIRAS
VITOR TURSSI
CONCEITOS FUNDAMENTAIS AUTOMOBILISTICO
SÃO PAULO
2013
LUIS CARLOS FERREIRA LIMA
LAÉRCIO ALVES FEITOSA
JOSÉ ITAMAR DOS SANTOS
ROGÉRIO SEAWRIGHT
SERGIO CALDEIRAS
VITOR TURSSI
FUNCIONAMENTO DE UM AUTOMOVEL BASICO, COM MOTOR À COMBUSTÃO, QUATRO TEMPOS, COM SISTEMA ELETRICO SIMPLIFICADO E FREIO ABS.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Anhanguera – Unidade Pirituba no curso de Engenharia Mecânica para conclusão de curso sob a orientação técnica do Prof. Álvaro José de Mauro.
SÃO PAULO
2013
RESUMO
Nos últimos dez anos a indústria automobilística no Brasil passou por um período de forte crescimento, com um aumento da produção de 89% e um aumento de licenciamento de 127%. Em contrapartida, o país passa por um momento de desindustrialização que se iniciou em 2004, causado principalmente pelo aumento de importação de máquinas, equipamentos, componentes e produtos acabados. Além disto, o crescente mercado consumidor brasileiro promoveu um aumento significativo na importação de veículos, tanto por fabricantes com unidades industriais instaladas no Brasil como por empresas não estabelecidas. De 4% em 2004, em 2011 chegamos a 24% de veículos importados licenciados no país, ou seja, 1/4 dos veículos licenciados vem do exterior. Soma-se a isto o fato de que várias fábricas no Brasil montam seus veículos a partir de componentes pré-montados no exterior (CKD), o que na prática equivale à importação do veículo. Com isto, a indústria de autopeças acaba não se beneficiando de todo este crescimento de mercado, e ainda são penalizadas pela baixa cotação do dólar, que acaba por dificultar a competitividade do produto brasileiro no exterior.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas