Carreiras em evidências (MKT)
1 - Administrador público
Por quê? Há um grupo crescente de instituições privadas que participam da gestão pública. Essas instituições precisam de administradores. Estima- se que nos próximos dez anos somente a administração federal vá contratar 10 000 funcionários. As fundações empresariais já estão recrutando 200 administradores por ano.
Salários: o salário varia entre 10 000 e 20 000 reais.
Para: Pessoas que trabalham ou já passaram por alguma instituição pública ou têm experiência internacional. Exige perfil dinâmico e interesse em desenvolver uma gestão pública eficiente.
2 - Tecnólogo e engenheiro de petróleo e gás
Por que ? Aumentaram as possibilidades de trabalho na cadeia produtiva de petróleo e gás nos últimos anos com os projetos de exploração do pré-sal. o setor deve gerar 1,7 milhão de empregos até 2020. É uma carreira que possibilita atuar nas áreas de exploração, perfuração e produção e nos segmentos de processamento, distribuição, comercialização e transporte.
Salários: Varia de 15 000 a 20 000 reais para quem tem mais de sete anos de mercado.
Para: Pessoas que já tenham formação técnica elevada e relacionada a essa indústria, como geógrafo, geólogo e engenheiros. Mas também há oportunidades para administradores que lidam com contratos, profissionais de avaliação ambiental, de análise de risco ambiental e de sistemas de informação.
3 - Especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas
Por que? A preocupação com os impactos gerados no meio ambiente pelas ocupações urbanas tem sido cada vez maior, em que causa uma busca de especialistas em restauração das áreas degradadas.
Salários: de 10 000 a 15 000 reais para o profissional com pelo menos cinco anos de experiência.
Para: Engenheiros, arquitetos, geógrafos, cientistas sociais, projetistas e biólogos.
4 - Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho e educação continuada
Por que? A função exige maior conhecimento estratégico em gerenciar