Carnivoria em peixes de água doce
Peixes carnívoros são aqueles que selecionam como alimento animais vivos, incluindo zooplâncton. De acordo com o tipo de organismo ingerido, os carnívoros são classificados em: piscívoros ou ictiófagos quando alimentam-se de peixes; carcinófago crustáceos; malacófagos - moluscos; teutófagos – cefalópodos; insetívoros – insetos; e etc.
De acordo com seus hábitos alimentares, os peixes apresentam adaptações e normalmente são categorizados da seguinte maneira:
1)Predadores:
- Geralmente possuem dentes afiados bem-desenvolvidos, para capturar a prender a presa; - Estômagos bem definidos com secreções ácidas fortes. Em piscívoros o estômago é normalmente alongado e com grande capacidade de distensão;
- Intestino menor que o de herbívoros (digestão é mais rápida);
- Alguns caçam pela visão, enquanto outros (principalmente de hábitos noturnos) utilizam o olfato, palatibilidade e tato, além dos órgãos sensoriais da linha lateral, para localizar a capturar suas presas.
2) Pastadores:
- Alimento normalmente é capturado por várias mordidas em seqüência, geralmente por indivíduos pequenos;
- Se alimentam principalmente de organismos bênticos e perifíticos;
- Algumas espécies se alimentam de uma maneira diversificada, arrancando partes de outros peixes, como escamas e nadadeiras.
3) Filtradores:
- Alimento é selecionado pelo tamanho, e não pelo tipo
- Muitos peixes filtradores são onívoros, pois se alimentam, além do zooplâncton, de fitoplâncton - Apresentam numeroso rastros branquiais alongados
4) Sugadores/raspadores:
- Geralmente são bênticos
- Apresentam, em geral, bocas inferiores e lábios carnosos modificados. Organismos raspadores apresentam modificações mandibulares, que se assemelham a pequenos dentes utilizados na raspagem do substrato.
- Muitas vezes a resposta sugadora depende de estímulos táteis nos lábios (papilas) ou em barbilhões;
- Alguns peixes que sugam em sedimentos para extraírem organismos,