Carnes exóticas
BÚFALO: é encontrado na ilha de Marajó (PA) e sua picanha maturada é muito apreciada nos restaurantes especializados; o leite de búfala, alimentos muito nutritivo, é o principal componente da mussarela de búfala.
COELHO: a carne de coelho é uma carne branca, saborosa e macia. Seu consumo é amplo em toda a Europa, principalmente na Espanha e na França, sendo este seu continente de origem Apresenta baixos teores de colesterol. As preparações que podem ser utilizadas são: refogado, assado, ao molho, grelhado e frito. Por ser uma carne fibrosa, exige longa cocção.
JACARÉ: carne branca, firme, com textura semelhante à do frango e sabor de peixe, porém mais suave. A parte com maior quantidade de carne é a cauda. Esta pode ser cortada em postas e preparada como cação, grelhada, ensopada, em moqueca e iscas à doré. A carne do corpo, ter pouca carne e muito osso, é ideal para o preparo de sopas, gratinados ou casquinhas. Apresenta baixo teor de colesterol.
RÃ: pode ser criada em cativeiro. Esta carne é muito consumida no estado do Pernambuco, estado esse também um grande produtor. Apesar de a carne ser saborosa e nutritiva, o consumo de rã está restrito a apreciadores. Pode ser preparada frita, empanada, ensopada, patê, risoto, sopa, à provençal, ao catupiry, canja e ao molho. Porém, somente as coxas são comestíveis.
Búfalo: classificada como de primeira qualidade, essa carne vermelha pode ser cozida de várias formas (grelhada, frita, assada, etc.). Tem um sabor um pouco mais forte que a