Carne
Um estudo realizado em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de doenças graves - que podem levar à morte precocemente
Consumo de Carne no Meio Ambiente
O consumo de carne é, por si, um tema polêmico, pois envolve hábitos de alimentação – difíceis de mudar - e interesses de grandes setores da economia mundial (pecuária, frigoríficos, grandes empresa, etc.). Mas seu consumo excessivo e crescente - o rebanho bovino no mundo cresceu cinco vezes em 50 anos e hoje soma 6 bilhões de cabeças. É uma questão que deixou de ser meramente ideológica, saindo do simples debate do ser ou não ser vegetariano e passou a ser de interesse maior, por envolver a própria sobrevivência no planeta, já que a pecuária de corte é considerada a principal emissora de gases responsáveis pelo efeito estufa.
Segundo o relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), "A grande sombra da pecuária", o setor pecuário é o que produz mais gases componentes do efeito estufa. Comparando a seu equivalente em CO2 (dióxido de carbono), suas emissões são mais elevadas que os produzidos no setor de transportes. O relatório afirma que a atividade pecuária não ameaça somente o meio ambiente, mas é uma das causas principais da degradação do solo e esgotamento dos recursos hídricos.
A mudança é possível?
A resposta é SIM. Cada um de nós é a causa pelo aquecimento global, mas cada um de nós pode fazer escolhas para mudar isso, através das compras que fizermos, da eletricidade que usarmos, dos carros que dirigirmos e principalmente pela forma com que nos alimentarmos. Podemos fazer escolhas que mudarão nosso futuro próximo e distante.
As soluções estão em nossas mãos. Só precisamos ter a determinação para elas se efetivarem. O que está em jogo é nossa sobrevivência, nossa habilidade de viver no planeta e ter um futuro como civilização. Só isso.
Bancada