Carne de frango pse
Faculdade de Zootecnia
Unifenas
ANÁLISE e ocorrência de carne pálida em peitos de frangos de corte, com diferente tempo de espera para o abate
Alexandre Borba de Castro
Alfenas – MG
Dezembro de 2010
Universidade José do Rosário Vellano
Faculdade de Zootecnia
Unifenas
ANÁLISE e ocorrência de carne pálida em peitos de frangos de corte, com diferente tempo de espera pré-abate
Trabalho de conclusão de curso apresentado a Unifenas, Faculdade José do Rosário Vellano como parte das exigências do curso de Zootecnia para obtenção do titulo de graduação em Zootecnia.
________________ Orientador: Prof. Dr. Kléber Pelícia Orientado: Alexandre Borba de Castro
Alfenas – MG
Dezembro de 2010
1. INTRODUÇÃO
O Brasil e o terceiro maior produtor e o maior exportador mundial de carne de frango, sendo que em 2008 produziu 11 milhões de toneladas de carne e exportou 3,65 milhões de toneladas para mais de 150 países. Estas exportações renderam ao país 7 bilhões de dólares, colocando o frango em segundo lugar na pauta de exportação do agronegócio, perdendo apenas para o complexo soja (UBA, 2009).
As maiores qualidades da carne de aves são sua aparência, textura, suculência, sabor e funcionalidade. Destes, os mais importantes tradicionalmente tem sido a aparência e textura sendo os parâmetros que mais influenciam na satisfação do consumidor com relação aos produtos de carne de aves.
Propriedades funcionais como capacidade de retenção de água são fundamentais para formulação de produtos industrializados. Um conhecimento básico sobre os fatores de produção e processamento que influenciam estes atributos de qualidade na carne de frango, especialmente cor e textura são necessários para produzir