Carne bovina
Aline Herzog Simões (UFES)
Elizangela de Abreu Basílio (UFES)
Keuwy Sousa Rocha (UFES)
Marcus Vinicius Oliveira Camara (UFES)
Thayse Ferrari (UFES)
Wlisses Bonelá Fontoura (UFES)
RESUMO
No Brasil, o agronegócio tem avançado significativamente e ganhado grande importância na economia nacional, representando uma parcela considerável do PIB brasileiro. A pecuária de corte destaca-se nesse setor, com cerca de um terço do valor total da produção, principalmente no que se refere ao mercado externo. Além disso, a carne bovina, que é um dos principais componentes da dieta alimentar da população brasileira, representa um dos mais importantes mercados do setor no país. Diante desse cenário otimista, o objetivo deste trabalho é identificar as principais características da cadeia de produção da carne bovina, os canais de distribuição utilizados, o melhor modelo de comercialização, questões logísticas (de interface com o marketing) e o comportamento do preço do produto no mercado. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica e uma consulta a estudos de casos, que permitiram uma visão mais abrangente da cadeia produtiva como um todo. Além disso, esses estudos possibilitaram uma melhor compreensão da complexa estrutura que envolve relações econômicas e produtos perecíveis.
Palavras Chave: Carne Bovina, Cadeia de Produção, Logística
1. INTRODUÇÃO
O agronegócio é visto como a cadeia produtiva que envolve desde a fabricação de insumos, passando pela produção nos estabelecimentos agropecuários e pela sua transformação, até o seu consumo (GASQUES et al, 2004).
De acordo com a SIC (2012) os primeiros bovinos foram introduzidos no Brasil no período da colonização, estes eram procedentes de Cabo Verde em umas das expedições de exploração ao país. O objetivo inicial do envio dos bovinos ao país era para o uso dos animais na tração, principalmente para a movimentação dos moinhos nos engenhos de