carlos
-1º)
Segundo Weber as ações sociais são pautadas pelo racionalismo ou racionalização que resulta da especialização técnica peculiar à civilização ocidental. Consiste na organização da vida, por divisão e coordenação das diversas atividades, com base em um estudo preciso das relações entre os seres humanos, com seus instrumentos e seu meio, com vistas à maior eficácia e ao rendimento.
-2º)
Em determinados momentos weber até deixa transparecer certo pessimismo com relação a alguns de seus “efeitos colaterais”. Dentre esses efeitos destacam-se:
O desencantamento com o mundo – a civilização ocidental prefere sempre as explicações racionais e ditas científicas.
A burocracia – o homem se especializou tanto, que ficou preso a relações totalmente impessoais.
A fragmentação do conhecimento – fronteiras entre os conhecimentos.
Uma felicidade adiada – a ciência acabou tão ferozmente com o “lúdico” e o espiritual que o ser humano parece estar deixando sempre para amanha a possibilidade de ser feliz, pois sempre há um pouco mais para aprender, fazer e ganhar.
-3º)
Domínio é a possibilidade de encontrar obediência para ordens especificas dentro de determinado grupo de pessoas. O estado por sua vez é a organização política que tem o uso da força como seu monopólio legal. Isto é o estado tem o direito de usar a força. Ele poderia usar outros meios de poder e persuasão, mas a violência é seu meio peculiar. Para Weber, o domínio legal reflete a grande evolução do ocidente, e o estado seria a forma de expressão dessa evolução.
-4º)
De acordo com a teoria werberiana, existem 3 tipos puros de dominação legítima, que são:
De caráter racional: baseado em leis
De caráter tradicional: com respaldo nas tradições, nos costumes vigentes
De caráter carismático: com respaldo nas características especiais de uma pessoa.
-5º)
Para Weber, o comportamento religioso pode ser capaz de alterar o quadro social, e o fenômeno