carlos
Disciplina: História das Relações Internacionais
Docente: Marcos Alves de Souza (msouza74@hotmail.com; msouza@franca.unesp.br)
Discente: Carlos Vinícius Silva Pinheiro- 1° Ano de Relações Internacionais- Noturno
TRABALHO DE HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Orientações gerais: Você deverá desenvolver um texto de, no máximo, 03 páginas. A reduzida extensão do mesmo é proposital: gostaria que você exercitasse seu poder de síntese. Ele deverá ser entregue impresso e em sala de aula até o dia 15 de janeiro de 2014. Deverá ainda ser digitado (Times New Roman, fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado). Anexe esta folha como capa de seu trabalho, não se esquecendo de preencher seu nome no campo acima destinado (Discente). O trabalho é individual.
PROPOSTA DO TEXTO.
Leia e analise os capítulos 2, 3, 4 e 5 do livro História das Relações Internacionais II, de Christian Lohbauer (bibliografia do curso, livro retido para consulta na Biblioteca e também disponível em pasta no Multicópias). Sobre o período abarcado por tais capítulos, 1914 a 1945, desenvolva um texto dissertativo (crítico). Priorize em seu texto as esferas da política (relacionamento entre os Estados e diplomacia), da economia e dos conflitos bélicos (ou pré-guerra).
Europa: Objetivos Conflitantes e a Paz Utópica.
A Europa do século XX refletia um conjunto de relações de união e conflitos muito intensas e inconstantes em virtude de sempre girarem em torno dos interesses dos Estado, evidenciando fenômenos de paz e guerra constantes por causa das divergências e convergências de interesses. Os objetivos e anseios dos governos tornavam a política exterior um jogo de interesses perigoso e inconstante em virtude de refletir uma insegurança promovida por uma diplomacia imediata e pragmática. O nascimento de dois novos Estados em 1871, a Alemanha e a Itália, refletiam um novo impasse para as potências europeias em