Carl rogers
Abordagem Centrada na Pessoa é a confiança voltada para outra pessoa, nos processos relevantes da vida. Faz parte da Psicologia Humanista.
Criada por Carls Rogers surge como contraposição da psicanálise e do behaviorismo. É uma abordagem não diretiva, vê o homem determinado por fatores internos e externos, o homem tem autonomia, sendo responsável por suas próprias escolhas, acreditando na tendência da evolução.
Rogers desenvolveu uma abordagem terapêutica em torno das proposições de que existe em cada cliente, como em qualquer ser humano, um movimento natural para o crescimento e para a expansão de si. Teorizou o conceito Abordagem Centrada na Pessoa, sendo esta um olhar a singularidade do individuo, como ele se vê, é perceber como o outro vê o mundo.
São fundamentos principais da Abordagem Centrada na Pessoa a tendência atualizante e a não diretividade.
Tendência Atualizante: não há uma tendência destrutiva com outro e nem consigo mesmo, é a atualização do indivíduo, suas realizações com seu self genuíno, descoberta de liberdade de escolha, é um modo construtivo e, para que esta tendência possa realizar-se, terapeuta e cliente necessitam estabelecer uma relação significativa que beneficie o encontro, sendo o teraupeta facilitador para a descoberta e criação em que auxilia seu cliente.
Não Diretividade: sua definição: não dirigir o outro. Acredita que o outro tem amplos recursos para compreensão, acredita na autonomia e direito de escolha, em qual direção seguir, sendo a responsabilidade totalmente do individuo.
A tendência atualizante e a não diretividade permitem ao individuo se auto - reajustar.
Três atitudes essenciais devem estar presentes na relação terapêutica:
•