Cariótipo humano
O cariótipo humano
O cariótipo (derivada da palavra Grega: karyon = para nó e typos = para forma), representa o conjunto diploide (2N) de cromossomos das células somáticas de um organismo.
Um cariótipo pode ser representado por meio de imagem dos cromossomos (cariograma) ou pela ordenação de acordo com o tamanho dos cromossomos em esquema fotográfico (idiograma).
Através da montagem de um cariótipo é possível determinar a normalidade ou anormalidade (síndromes cromossômicas), ocasionadas por alterações mutagênicas, polissomias ou monossomias.
Na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos (2N = 46), agrupados em 23 pares, sendo: 22 pares autossômicos e 01 par alossômico sexual, diferenciando o gênero de um organismo em masculino e feminino.
Cariótipo normal masculino → 46, XY
Cariótipo normal feminino → 46, XX
Cariótipo é a visualização fotográfica do conjunto diplóide de cromossomos de uma célula. É possível fazer cariótipo de quase todas as espécies de animais, e no cariótipo humano, espera-se encontrar 23 pares de cromossomos, sendo 22 autossômicos e 2 sexuais (XX para mulheres e XY para homens).
A técnica de obtenção de cariótipo é bem extensa. Depende bastante se vc pretende fazer um cariótipo humano ou de um animal. Para fazer cariótipo de animais é comum utilizar um fragmento de rim ou fígado (órgãos hematopoiéticos), mas para humanos, é preciso colher sangue e isolar apenas as células nucleadas, no caso os linfócitos.
Com os linfócitos separados, são acrescentados reagentes que ajudam a lisar as membranas celulares, e remover impurezas, deixando apenas o núcleo da célula, que ao final é lançado sobre uma lâmina de microscopia ótica. Essa lâmina é fotografada, e os cromossomos são recortados e organizados por ordem decrescente de tamanho, ficando os cromossomos sexuais por último.
CARIÓTIPO MASCULINO
O cariótipo, conjunto de cromossomos, geralmente é definido na metáfase mitótica pela morfologia