Cargos e salários
RESUMO DE ALGUNS ITENS DESENVOLVIDOS EM AULA:
POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO: podemos dizer que políticas de remuneração são uma série de regras, condições pré-estabelecidas que devam ser seguidas para orientação de como remunerar os profissionais em uma empresa. REMUNERAÇÃO: é o conjunto de valores recebido pelo profissional, nela engloba os mais variados benefícios, tais como premiações, treinamentos, participações, acrescido do salário base. SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO: cada empresa tem um tipo de remuneração a oferecer aos seus colaboradores, esse “leque” de remuneração é variável de acordo com a empresa, com o cargo, e até com o perfil de cada profissional. Ela pode ser chamada como: - planos de pensão; - participação acionária; - salário indireto; - participação em resultados; - remuneração por competências; - etc. Com o entendimento de que a remuneração é um benefício composto por variáveis, pode-se investir neste tipo de estratégia para conseguir manter e equilibrar os cargos e os salários em uma organização. Pensando desta maneira pode-se trabalhar utilizando o plano de remuneração estratégica. REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA : é utilizar diversificadas formas de remuneração a favor de criar um meio de ligação entre o profissional e a organização, para que está continue competitiva em um mercado cada vez mais competitivo e em busca dos melhores profissionais. COMPONENTES DE UM SISTEMA DE REMUNERAÇÃO: - FORMAS ESPECIAIS DE RECOMPENSAS: alternativas variadas para complementação da remuneração. - REMUNERAÇÃO POR DESEMPENHO: participação nos lucros, participação nos resultados, participação acionária entre outros.
- REMUNERAÇÃO FIXA: é composta pelos benefícios incluindo a remuneração funcional e a remuneração por habilidades e competências.
Na composição de uma remuneração há variantes que precisam ser consideradas e são elas também que influenciam diretamente no processo remuneratório de uma organização, são elas: -