cargo
Muitas vezes o plano de carreia da empresa não é compatível com o plano de carreira do colaborador, e isso acaba por criar um descompasso entre projetos de ambos para um futuro em comum. Também é preciso que fique claro para os demais empregados por que determinado funcionário está recebendo tal oportunidade de crescimento, e que características foram decisivas para isso.
A falta de critério claro para a escolha dos colaboradores que irão receber o benéficio de um plano de carreira pode implicar em desconfiança e insatisfação, a exemplo de um profissional que recebe este benéficio por tempo de empresa e não por resultados reais ou méritos.
Porém o plano de cargos ajuda os gestores da empresa a tomar decisões de qualidades quando eles tiverem de: contratar novos funcionários, promover um funcionário e reconhecer o mérito de um funcionário.
Para tanto a descrição de cargo deve focalizar um conjunto amplos de tarefas e os resultados finais, sem detalhamento excessivo. Quem faz a descrição também deve tomar cuidado com um enfoque demasiadamente amplo, visto que pode não oferecer um caminho organizacional claro, não conseguir vincular o comportamento dos empregados aos objetivos da empresa e deixá-los sem atividades definidas, e ainda comprometer a empresa legalmente em suas decisões quanto á contratação do empregado dentro do perfil desejado pela organização.