Cargas perigosas
Engenharia de Segurança do Trabalho
PROJETO DE PESQUISA:
Transporte de Produtos Perigosos – Líquidos Inflamáveis
Hugo Tadeu Soares Maia
Belo Horizonte
2011
Hugo Tadeu Soares Maia
PROJETO DE PESQUISA:
Transporte de Produtos Perigosos – Líquidos Inflamáveis
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2011
LISTA DE SIGLAS
ONU – Organização das Nações Unidas
EPI – Equipamento de Proteção Individual
NBR – Norma Brasileira
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Problema 4
1.2 Hipóteses 5
1.3 Objetivos 5
1.4 Justificativa 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 METODOLOGIA 8
4 CRONOGRAMA 9
5 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo orientar, treinar e capacitar os gestores e condutores, em relação aos procedimentos corretos a serem tomados na analise e avaliação dos riscos que envolvem o transporte rodoviário de produtos perigos, mais especificamente o transporte de líquidos inflamáveis.
Conhecido os perigos, identificado os riscos inerentes no transporte de líquidos infláveis, gestores e condutores serão capazes de controlar e adotar medidas de segurança para este tipo de atividade, amenizando assim o numero de acidentes nas rodovias.
Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes.
1.1 Problema
O transporte de líquidos inflamáveis é uma operação que apresenta uma série de riscos, pois este se encontra sujeito a uma combinação de vários fatores adversos tais como: * Condições das vias de tráfego (traçado, estado, manutenção, volume de tráfego,