Cargas ED M Dulo 1
Cargas – São bens e mercadorias protegidas por embalagem apropriada, livres e prontas para serem movimentadas.
Elas se dividem em três tipos: Geral, granel e especial.
Carga Geral - Dentro do conceito de carga geral, temos as cargas soltas e as unitizadas. Cargas soltas - São cargas embaladas em sacos, caixas, engradados, botijões, amarrados, galões, tambores, fardos, pacotes, entre outros. Este tipo de carga requer um maior tempo para sua movimentação, pois seu manuseio é realizado de forma individualizada.
Lembrando que podem também apresentar características como: nocividade, fortes odores, fragilidade, necessidades de refrigeração, entre outros. Carga Unitizada - é o agrupamento de vários volumes em um único volume, com o objetivo de facilitar o manuseio dessa carga.
Exemplo de embalagens unitizadas: Paletes, caixas de madeira, engradados, caixas de metal, contêiner, etc…
Carga a Granel - Dentro do conceito de Carga à Granel, temos os granéis sólidos, líquidos e os neogranéis. Granéis sólidos - São cargas movimentadas sem embalagens, dispostas em sua composição original, como por exemplo: trigo, soja, açúcar, sal, minérios, etc. Granéis líquidos - São cargas também dispostas em sua composição original, e estão divididos em líquidos cítricos e líquidos químicos.
Como exemplo de líquidos cítricos podemos citar os sucos de laranja.
E os químicos são todos os derivados de petróleo. Ex: combustíveis. Neogranéis - São granéis valiosos como a celulose (acondicionadas em fardos) cujo prêmio de seguro é alto, em função de sua facilidade de combustão. Assim, para reduzir os riscos de avarias, os navios neo-graneleiros estão equipados com instalações especiais para prevenção de incêndios e/ou cuidados especiais para evitar a contaminação das cargas neogranéis.
Carga especial - Dentro do conceito de carga especial temos as cargas frigorificadas e os produtos perigosos. As cargas frigorificadas são aquelas que requerem