Carga Granel - Petróleo
1.2. Características
De origem orgânica o petróleo é basicamente uma combinação de moléculas de carbono com moléculas de hidrogênio. É uma substância inflamável, oleosa e menos densa que a água, possui um cheiro característico, tanto a composição química (de base parafínica, naftênica ou mista) quanto a aparência do petróleo variam, o aspecto pode ser viscoso, com tonalidades que vão do castanho-escuro ao preto, passando pelo verde, ou fluido e de cor clara. O petróleo foi formado há milhões e milhões de anos pela decomposição de matéria orgânica marinha, isto é: animais marinhos, como protozoários, celenterados e outros morrem e seus restos ficam depositados no fundo do oceano, desta forma várias camadas de matéria vão se formando e cobrindo esses corpos formando rochas sedimentares. Rochas essas que depois de muitos e muitos anos após sofrerem uma influência de uma pressão e temperatura adequada forma o petróleo na forma em que nós o conhecemos.
Ao contrário do que muitos pensam o petróleo não permanece na rocha em que foi formado (sua rocha-matriz), mas desloca-se dali até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Terrenos esses que são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas de areia, arenitos ou calcário. Ali o petróleo se aloja formando lagos, e se acumula cada vez mais formando jazidas, onde são encontrados o gás natural na parte mais alta e petróleo e água nas partes mais baixas.
Pode-se encontrar petróleo no subsolo da crosta terrestre: em terra firme ou no mar.
É retirado por perfurações que atingem o poço petrolífero e assim que descoberto é mandado para uma refinaria onde será separado em diversas partes por destilação fracionada.
Essa substância não é uma mistura pura. É uma mistura de vários hidrocarbonetos, desde hidrocarbonetos de massa muito a hidrocarbonetos de massas maiores. Em proporções bem menores, o petróleo também possui átomos de oxigênio, nitrogênio, enxofre e metais pesados que se