Carga Elementar
Uma representação esquemática do equipamento usado por Millikan. Quando gotículas de óleo são borrifadas na câmera A algumas adquirem uma carga elétrica, positiva ou negativa.
A representação esquemática do equipamento usado por Millikan para medir a carga elementar “e”. Quando uma gota de óleo eletricamente carregada penetra na câmera C através de um orifício na placa, seu movimento pode ser controlado fechando e abrindo as chaves, assim criando e eliminando um campo elétrico na câmera.
O experimento de Millikan constitui uma prova convincente de que a carga elétrica é quantizada; o cientista recebeu o premio Nobel de física de 1923 em parte desse trabalho. Atualmente são usados outros métodos para medir a carga elementar mais precisa mais precisa que os experimentos de Millikan nos experimentos pioneiros.
Impressoras Jato de Tinta
A necessidade de impressoras mais rápidas e de alta resolução levou os fabricantes a procuras alternativas para a impressão por impacto usada nas antigas máquinas de escrever. Uma das soluções encontradas foi o emprego de campos elétricos para controlar o movimento de pequenas gostas de tinta. Alguns modelos de impressoras jato de tinta utilizam esse sistema.
Ruptura Dielétrica e Centelhamento
Quando o módulo do campo elétrico no ar excede um valor crítico,o ar sofre ruptura dielétrica,processo no qual o campo arranca elétrons de átomos do ar.Com,isso o ar se torna um condutor de corrente elétrica,já que os elétrons arrancados são postos em movimento de campo.Ao se moverem, os elétrons colidem com outros átomos do ar,fazendo com que imitam luz.
Polinização e Eletrostática
A capacidade de uma abelha de transporta pólen de uma flor para outra depende de dois fatores, as abelhas adquirem uma carga elétrica durante o vôo,ligada eletricamente à terá. Quando uma abelha passa nas proximidades de uma antera o campo elétrico produzido pela carga da abelha induz uma carga em um grão de pólen eletricamente