Cardiologia
O Infarto do miocárdio acontece quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. O Infarto do miocárdio pode também acontecer em pessoas que têm as artérias coronárias normais. Isso pode acontecer quando as coronárias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e também produzindo um déficit parcial ou total de oferecimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado pelo vaso contraído.
O maior sintoma de um infarto é a dor. A grande maioria dos infartados relatam que sentem uma sensação de um "aperto" localizado no peito, à altura do coração. A intensidade da dor do infarto varia de pessoa para pessoa. A dor provoca suores frios, náuseas, vômitos e vertigens. A dor geralmente irradia para o braço esquerdo, mas em 15% dos casos pode irradiar para o braço direito.
* CAUSAS
O Infarto do miocárdio é a morte de um segmento do músculo cardíaco, determinada pela interrupção brusca da corrente sanguínea, numa das artérias coronárias nutridoras do coração. * Aterosclerose coronária. * Trombose coronária. * Choque. * Hemorragia.
* FISIOPATOLOGIA
A lesão funcional da arteriosclerose é denominada ateroma. O ateroma do colesterol gorduroso se deposita na camada intíma das grande artérias. Estes depósitos interferem na absorção dos nutrientes pela célula endoteliais que compôem o revestimento interno vascular além de obstruírem o fluxo sanguíneo. Nas áreas envolvidas, o endotélio vascular torna-se necrótico e depois fibroso comprometendo ainda mais a luz e impedindo o fluxo de sangue. Nestes locais onde o hímen está reduzido e a parede áspera, existe uma grande tendência para a formação de coágulos, fato este que explica a coagulação intravascular, seguida da doença tromboembólica com as complicações mais importantes da arteriosclerose. Qualquer que seja a sequência dos acontecimentos, o desequilíbrio entre as necessidades e o suprimento do miocárdio