Cardiologia
• Cardiomioplastia: Procedimento cirúrgico que consiste no envolvimento do coração com músculo longo dorsal do próprio paciente com a finalidade de assistência mecânica (aumentar a força contratil do miocárdio). A estimulação do músculo é mediada através de gerador de marcapasso apropriado.
• Angioplastia: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas arteriais, tais como, artérias coronárias, artérias renais, artérias femorais e outras artérias periféricas. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo angiográfico, através de cateter balão que se insufla no local desta, remoldando a luz da artéria por rotura e dilação.
• Valvoplastia: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas valvares, tais como, pulmonar, aórtica e mitral. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo hemodiâmico, através de cateter balão que se insufla no local desta, abrindo as bridas cicatriciais que provocaram a estenose ou movimentando as válvulas imobilizadas pelo cálcio.
• Transplante cardíaco: Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardíaca terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição do coração doente por coração proveniente de doador em morte encefálica.
• Transplante coração-pulmão: Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardiopulmonar terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição em bloco do coração e pulmões, proveniente de doador em morte encefálica.
• Síncope: Termo também conhecido como desmaio, trata-se da perda súbita de consciência com queda ao solo e recuperação rápida e espontânea, sem necessidade de reanimação cardíaca. As causas mais freqüentes de síncope são as arritmias cardíacas, porém numerosas outras causas podem ser responsáveis. Entre elas temos os