cardapio para homens ate 50 anos
ASPECTOS GERAIS DA DIGESTÃO
A digestão compreende processos mecânicos e químicos.
Processos mecânicos: são a mastigação e a deglutição.
A mastigação é sem dúvida a função mais importante do sistema estomatognático (conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns), sendo a fase inicial do processo digestivo, que se inicia na boca.
Entende-se por mastigação o conjunto de fenômenos estomatognáticos que visa a degradação mecânica dos alimentos, isto é, a trituração e moagem dos alimentos, degradando-os em partículas pequenas que, logo após, ligam-se entre si pela ação misturadora da saliva, obtendo o bolo alimentar, apto para ser deglutido. A Deglutição é o ato de engolir alimentos que começa na vida fetal. É uma ação automática, que é comandada pelo sistema nervoso central (tronco cerebral). Ela serve para transportar o bolo alimentar que estava na boca para ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. A deglutição consiste em uma sequência reflexa de contrações musculares que propelem o alimento desde a cavidade bucal até o estômago.
Processos químicos
Na digestão moléculas grandes são transformadas em outras moléculas menores para serem absorvidas. Isso ocorre através de reações químicas, como por exemplo, o amido se transforma em pequenas moléculas de glicose ao passar pelo tubo digestório. Essa transformação química ocorre pela ação das enzimas digestórias, proteínas especializadas que promovem a digestão.
As enzimas digestivas recebem denominações de acordo com o substrato sobre o qual atuam: protase (digerem proteínas) carboidrase (digerem carboidratos) lipase (digerem lipídios) nuclease (digerem ácidos nucleicos) maltase (digerem maltose)
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
O sistema digestório humano compreende as seguintes estruturas: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
As glândulas salivares, fígado e pâncreas são glândulas anexas do tubo