Cardapio nos mercados publicos de joao pessoa
O cardápio dos mercados é composto basicamente da cozinha do litorânea e sertaneja, sendo essa a estrela. Pratos como Rubacão, Baião de dois, Buchada, picado de bode,entre outros itens,fazem parte desse espaço gastronômico, muitas vezes visto com certo preconceito pela maioria da população.
No litoral há a comida dos peixes e frutos do mar, com seus assados e moquecas,caldeiradas e pirões que combinam a herança das tribos indígenas com o tempero lusitano , junto das serras e dos manguezais. O litoral paraibano tem a comida mais aristocrática do estado, resultado das influencias européias, das invasões e colonização. Também é forte a influencia da cultura do açúcar. Do ciclo dos engenhos . O produto que já foi símbolo do poder, fundiu-se na alma brasileira , mesmo representando fielmente a doçaria portuguesa aos poucos foram incorporadas as frutas regionais, a mandioca, e o coco. A rapadura e o mel de engenho, é um exemplo de sobremesa no dia à dia do Paraibano.
Na cozinha sertaneja,encontra-se rusticidade e vigor em pratos que traduzem suas paisagens, as mais áridas do país. Numa área que corresponde à maior parte da região. A cultura dos feijões e da fava, do milho e da mandioca e a criação de animais como galinhas,cabras e porcos. Para os animais maiores, caso dos bovinos, a salga conserva a carne e cria uma iguaria.Populares hoje em todo o país,as carnes- secas, carne de sol e charques são uma das bases do sustento do sertanejo.