Carcaça de motores eletricos
PADRONIZAÇÃO E GRAU DE PROTEÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS
JEan ribeiro
ÍNDICE
ÍNDICE…………………………………....……………………............................2
APRESENTAÇÃO………………….....………………….......................…..……3
CARCAÇA.........................………………………………………..........................3
GRAU DE PROTEÇÃO……………………………………..................................6
APRESENTAÇÃO
Conforme solicitado pelo instrutor Antônio Fernando Del Ducca, da disciplina de Maquinas Elétricas 2, apresento pesquisa sobre a padronização das carcaças dos motores e seu grau de proteção (IP).
O motor elétrico é a máquina mais usada para transformar energia elétrica em energia mecânica, pois combinam as vantagens da utilização de energia elétrica (baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando) com sua construção simples e robusta a baixos custos com grande versatilidade de adaptação aos mais variados tipos de cargas.
carcaça
O tipo de carcaça permite identificar grande parte de suas dimensões mecânicas.
O tamanho da carcaça é definido pela potência e rotação do motor e é identificada pela letra H, que vai da base de suporte do motor até o centro do eixo, medida em mm. A altura H é exatamente igual ao modelo da carcaça do motor.
A linha de motores W22 possui 4 designs diferentes para cada faixa de carcaça, conforme mostrado nas figuras a seguir.
grau de proteção
É a proteção do motor contra a entrada de corpos estranhos (poeira, fibras, etc.), contato acidental e penetração de água.
Assim, por exemplo, um equipamento a ser instalado num local sujeito a jatos d’água, deve possuir um invólucro capaz de suportar tais jatos, sob determinados valores de pressão e ângulo de incidência, sem que haja penetração de água que possa ser prejudicial ao funcionamento do motor.
O grau de proteção é definido por duas letras (IP) seguido de dois números. O primeiro número indica proteção contra entrada de corpos estranhos e