Trabalho de motores
Rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo produzindo movimentos de rotação. Qualquer máquina rotativa, como turbinas, compressores, redutores, entre outros, possuem eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento, rolamento ou magnéticos. Esse conjunto é denominado de Rotor.
1. DEFINIÇÃO DE ESTATOR
Estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixo à carcaça e tem por função conduzir energia elétrica, nos motores para rotacionar e nos geradores para transformar a energia cinética do induzido. Nas máquinas assíncronas e nas máquinas síncronas pequenas é nele que, assim como nas bobinas, é formado o campo magnético capaz de induzir no rotor uma corrente. É formado basicamente por ferro tratado termicamente e dotado de ranhuras (também chamados de canais) no seu interior onde sao alojados as bobinas, e na sua face externa observa-se que possui aletas para melhor dissipação do calor.
[pic]
2. QUAL A FINALIDADE DO EIXO?
É também sobre a sua estrutura que é montado todo o resto do rotor e do sistema de ventilação do motor e disponibilizar a energia mecânica fornecida pelo motor na ponta do eixo.
3. PORQUE NO MOTOR OS ENROLAMENTOS SÃO DEFASADOS DE 90°?
Os enrolamentos serão percorridos por duas correntes defasadas entre si de 90°, fazendo aparecer dois campos magnéticos igualmente defasados de 90° entre si.
4. COMO É INVERTIDA A ROTAÇÃO DO MOTOR MONOFASICO.
Para a mudança do sentido de rotação, basta inverter as ligações nos porta-escovas, ou as ligações das bobinas do campo indutor, quando a colagem de ligações ao coletor, são equivalentes aos dois sentidos.
5. QUAL A FINALIDADE DA CARCAÇA NO MOTOR?
A função da carcaça é conter todo o conjunto rotativo, composto pelo eixo e pelas palhetas, e dar boas condições aos bocais fixos. A carcaça permite também identificar grande parte de suas dimensões