Cobre Zinco Polonio
O cobre é um elemento químico do grupo 11 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O cobre tem um elétron s externo, além de um nível d completo. Apresenta estrutura cristalina cúbica de empacotamento compacto. Conduz bem a eletricidade e o calor, e tende a ser pouco reativo. O íon simples que pode ser encontrado em solução (além de íons complexos) é Cu2+. O cobre é obtido em larga escala, tendo sido utilizadas 11 milhões de toneladas em 1992, principalmente como metal puro e em ligas. O cobre é biologicamente importante, sendo encontrado em diversas enzimas do grupo das oxidases, nos transportadores de oxigênio em certos invertebrados e no sistema fotossintético. Há um grande interesse em torno dos diversos óxidos mistos de cobre, que possuem propriedades supercondutoras.
Pepitas de cobre naturais (isto é, pedaços de metal) eram antigamente encontradas, mas essa fonte está praticamente esgotada. O minério mais comum é a calcopirita CuFeS2.
O metal é utilizado na indústria elétrica, por causa da sua elevada condutividade, e em tubulações de água, por causa de sua inércia química. Existem mais de 1000 ligas diferentes de cobre. Podem ser citados o bronze (Cu/Zn com 20-50% de zinco), a liga conhecida como “prata alemã” (55-65% de cobre, 10-18% de níquel e 17-27% de zinco), o “bronze de fósforo” (cobre com 1,25-10% de estanho e 0,35% de fósforo) e várias ligas usadas na fabricação de moedas. Diversos compostos de cobre são utilizados da agricultura.
Existe um enorme interesse pelos óxidos mistos de cobre do tipo La(2-x)BaxCuO(4-y), pois eles apresentam propriedades supercondutoras a temperaturas inferiores a 50 K. Estado de oxidação
O elemento cobre pode ser encontrado nos estados de oxidação (+I), (+II) e (+III). O íon hidratado simples estável em solução aquosa é Cu2+. O íon monovalente Cu+ se desproporciona em água, e por isso só pode existir na forma de