Aspectos da quimica dos elementos 4a
Título
Aspectos da química dos elementos IVA
Objetivo
Produção de oxigênio através de um composto em decomposição e demonstrar a capacidade oxidativa do gás. Preparação e dissolução do dióxido de enxofre. Testar a solubilidade do sulfato se ferro.
Aspectos básicos
OXIGÊNIO:
Processo de obtenção:
Na indústria, a matéria-prima utilizada na obtenção do gás oxigênio é o ar atmosférico. O ar (mistura gasosa com 78% de N2, gás nitrogênio, 21% de O2, gás oxigênio e 1% de ar, gás argônio) sofre compressão e resfriamento até atingir -200o C, quando passa por uma destilação fracionada, obtendo-se assim, a -195o C, o N2, a -190o C o Ar, e o O2 a -185o C.
A obtenção do gás oxigênio em laboratório pode ocorrer de várias formas, mas apresentaremos duas:
1) Por aquecimento do clorato de potássio (decomposição térmica) em presença de um catalisador (substância que aumenta a velocidade da reação). Neste caso, o óxido de manganês:
2KClO3 2KCl(s) + 3 O2(g)
2) Por aquecimento de óxido de mercúrio
2 HgO(s) 2Hg(l) + O2(g)
Aplicações e derivados:
A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar.
Outras aplicações industriais oxigênio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.
Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada Propriedades físico-quimicas
O oxigênio natural é um gás incolor e inodoro, com densidade 1,105, que só liquefaz a -138º C, consiste numa mistura de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (99,758%), o oxigênio 17 (0,37%) e o oxigênio 18