Carbunculo Hemático
O carbúnculo é uma doença contagiosa que ataca todos os médios e grandes animais, inclusive o homem e, geralmente é mortal.
Espécies Suspectiveis
Os equídeos são menos atingidos que os ruminantes.
Agentes Etiologicos
É produzida pelo Bacillus anthracis e, este micróbio encontra-se, principalmente, onde já ocorreu a doença, pois seus esporos permanecem no solo por vários anos. Geralmente estes esporos provêm de animais carbunculosos enterrados no campo, sem o devido cuidado e trazidos à superfície pelas minhocas. As fezes e sangue dos animais que estiverem na pastagem são infetados.
Manifestações Clinicas
Os animais são contaminados através dos intestinos; água; escoriações; picaduras de insetos infectados e inalação do agente infeccioso.
A necrópsia é perigoso, sendo preferível, em caso de se pretender um diagnóstico de laboratório, enviar um esfregaço de sangue ou um osso de canela, muito bem protegido. O cadáver deve ser incinerado ou enterrado no mesmo local, aplicando na sepultura uma boa quantidade de cal.
Profilaxia
Emprego da vacinação. No entanto, a escolha do produto deve ser feita por um médico veterinário pois depende da região e situação que se apresenta. Em toda propriedade onde tenha ocorrido casos de carbúnculo, ou mesmo na vizinhança, os animais devem ser vacinados no mês de agosto, pois geralmente o carbúnculo aparece em outubro. A imunização requer 20 a 30 dias.
CARBÚNCULO SINTOMÁTICO
O Carbúnculo Sintomático é uma doença que atinge principalmente animais jovens de seis meses a 2 anos de idade.
O sintoma mais característico é a manqueira. A enfermidade progride rapidamente e os animais morrem, geralmente no período de 12 a 36 horas. Os animais atingidos ficam deprimidos, têm febre e param de ruminar. Nas grandes massas musculares dos membros, surgem inchaços de grande volume que, quando comprimidos, revelam a presença de bolhas de gás. Nos animais mortos, a lesão característica é uma miosite hemorrágica com formação de