Carbono
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Presença na Natureza 5
2.2 Química Orgânica 6
2.3 Ligações de estruturas carbônicas mais comuns: 7
2.4 Disponibilidade 8
2.5 Aplicações do Carbono 8
2.6 Outras Aplicações 9
2.7 Ciclo do Carbono 10
2.8 Efeito estufa 10
3 CONCLUSÃO 12
BIOGRAFIA 13
1 INTRODUÇÃO
A palavra carbono vem do latim “carbo”, que significa carvão. É um dos elementos mais importantes presentes nos seres vivos.
Foi reconhecido e valorizado como um elemento químico, a partir do trabalho de pesquisadores como Archibald Scott Couper e Friedrich August Kekulé, que no século XIX, iniciaram os estudos sobre a estrutura e o comportamento químico do carbono. Eles constataram que o carbono é o único elemento capaz de formar muitos compostos, com cadeias e anéis apenas de átomos de carbono.
Em 1961, A Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), adotou o isótopo carbono-12 como base para o cálculo dos pesos atômicos dos elementos da tabela periódica. Ele pertence ao grupo dos não-metais; Nome do Elemento: Carbono; Símbolo Químico: C; Número Atômico (Z): 6; Peso Atômico: 12,0107; Grupo da Tabela: 14 (IVA); Configuração Eletrônica: 1s2 2s2.2p2; Estado Físico: Sólido (T=298K); Densidade: 2,267 g/cm3); Ponto de Fusão (PF): 3800,0 K; Ponto de Ebulição (PE): 4300,0 K.
O elemento forma mais de um milhão de compostos e tem uma química dedicada ao seu estudo, a química orgânica.
2 DESENVOLVIMENTO
Sem dúvida o carbono é um elemento químico extremamente importante, por ser indispensável à existência da vida - seja ela animal e vegetal - sem falar dos compostos minerais constituídos pelo elemento em questão.
2.1 Presença na Natureza
Normalmente a maior parte do carbono presente na natureza está na forma de compostos, principalmente nos compostos orgânicos que apresentam o esqueleto de suas cadeias compostas por este elemento. O carbono é tão essencial para existência de vida que o DNA, as proteínas e outros compostos importantes para a vida são formados por cadeias