Carbonos
OBJETIVOS
Verificar algumas propriedades químicas e físicas do carbono e de alguns de seus compostos.
INTRODUÇÃO
Carbono
No grupo IVA da tabela periódica há somente um elemento que pode ser classificado como um típico não-metal: o carbono. (O nome provém do latim e significa "carvão".) O silício, logo abaixo do carbono no grupo, é melhor classificado como metalóide, porque apresenta um caráter considerável de semimetal. À medida que percorremos a tabela periódica da direita para a esquerda, os grupos vão aumentando o caráter metálico, com os elementos não-metálicos limitados ao topo do grupo. O carbono, o menos metálico do grupo, apresenta uma variedade alotrópica que é condutora de eletricidade; assim, vemos traços de caráter metálico também neste elemento. Os hidroxicompostos do carbono são, no entanto, claramente ácidos, o que é uma evidência do seu predominante comportamento não-metálico (RUSSEL, 1994).
Ocorrência
O carbono é o 17° elemento mais pesado encontrado na crosta terrestre e é onipresente na natureza, também é constituinte essencial a toda matéria viva, como proteínas, carboidratos e gorduras. O dióxido de carbono é fundamental a fotossíntese e é liberado na respiração. Ele ocorre em grandes quantidades, combinado com outros elementos e compostos, principalmente na forma de carvão, petróleo e rochas, tais como a calcita, CaCO3, magnesita MgCO3 e dolomita MgCO3. CaCO3.Este elemento, também, pode ser encontrado na forma nativa em grandes quantidades como em grafita e em quantidades extremamente pequenas de diamantes (LEE, 1996).
Obtenção e utilização
Compostos inorgânicos de carbono são produzidos em larga escala são o negro de fumo, coque, grafita, carbonatos, dióxido de carbono, monóxido de carbono (gás combustível), uréia e outros (LEE, 1996).
O negro de fumo (fuligem) é produzido em grandes quantidades pela combustão incompleta de hidrocarbonetos