carbono
Portanto, são os seres produtores os que iniciam o ciclo do carbono, captado pelos demais organismos e finalizado pelos decompositores, devolvendo ao ambiente todos os nutrientes, incluindo o carbono, para o reinício do processo.
A devolução de carbono não ocorre somente com a morte de um organismo, mas continuamente durante a vida de qualquer ser, através da respiração.
Contudo, a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, utilizados em termelétricas e veículos automotivos, colaboram consideravelmente com a emissão de gás carbônico no ambiente, causando gradual elevação da temperatura média global decorrente do efeito estufa.
• O carbono na atmosfera
Vista do espaço, a Terra apresenta uma fina camada de gases que a protege: a atmosfera. A atmosfera é muito importante, pois filtra parte da radiação solar que atinge a Terra deixando somente uma parte dela chegar até a superfície. A luz do sol que conseguimos enxergar é apenas uma pequena faixa de toda a radiação eletromagnética que é emitida. Essa faixa é conhecida como espectro visível. A radiação solar que chega até a superfície da Terra aquece meio e é reemitida na faixa de radiação infravermelha, conhecida como ondas longas e que nós sentimos na forma de calor. Uma parte dessa radiação é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Dos principais gases atmosféricos que tem essa característica três possuem o carbono em sua composição. São eles o dióxido de carbono, o metano e os clorofluorcarbonos. Esses gases absorvem parte do calor irradiado pela superfície, evitando que o calor se perca para o espaço, e