Trabalho
1. “Defronte dele, com uma gravidade oficial, empilhavam-se grandes livros de escrituração mercantil. Ao lado, uma prensa de copiar, um copo d água, sujo de pó, e um pincel chato; mais adiante, sobre um mocho de madeira preta, muito alto, via-se o Diário deitado de costas e aberto de par em par. Tratava-se de fazer a correspondência para o Norte. Mal, porém, dava começo a uma nova carta, lançando cuidadosamente no papel a sua bonita letra, desenhada e grande,[...] (p.01) ” Nesse trecho do livro Casa de Pensão, pode-se afirmar que:
a) existe um desprezo pela técnica descritiva. b) predomina a descrição sobre a narração no trecho “Tratava-se de fazer a correspondência para o Norte.” c) é clara na passagem “Ao lado, uma prensa de copiar, um copo d’ água, sujo de pó, e um pincel chato” a presença da zoomorfização. d) o fragmento é revestido pela técnica narrativa-descritiva, característica marcantenos textos Realistas/Naturalistas. e) predomina a narração sobre a descrição no trecho “Ao lado, uma prensa de copiar, um copo d água, sujo de pó, e um pincel chato”.
2. “Era de vinte anos, tipo do Norte, franzino, amornado, pescoço estreito, cabelos crespos e olhos vivos e penetrantes, se bem que alterados por um leve estrabismo.”(p. 01-02) No livro Casa de Pensão, essa é a primeira descrição que se tem sobre:
a) o antagonista João Coqueiro. b) o protagonista Sr. Campos. c) o antagonista Amâncio Vasconcelos. d) o protagonista João Coqueiro. e) o protagonista Amâncio Vasconcelos.
3. “- Foi há seis anos, observou o moço, limpando o suor que lhe corria abundantemente pelo rosto.” (p. 02). A oração sublinhada:
a) faz parte da fala da personagem. b) trata-se de uma oração intercalada, referindo-se a onisciência do narrador. c) trata-se de uma oração reduzida, referindo-se a onisciência do narrador. d) trata-se da fala do narrador provando a sua participação como