Carbono
TRABALHO DE
BIOLOGIA
NOMES: Hiago Henrique, Ivailson Viana, Jonas Jefferson, Mateus Máximo, Rosmar Luiz.
SERIE/TURMA: 3º ano 08
PROFESSORA: Elis
Ciclo do Carbono
O reservatório de carbono é a atmosfera, onde o nutriente das plantas encontra-se na forma de dióxido de carbono (CO2), um gás que nas condições naturais de temperatura e pressão é inodoro e incolor. O carbono é o principal constituinte da matéria orgânica, participando em 49% do peso orgânico seco. O ciclo do carbono é um ciclo perfeito, pois o carbono é devolvido ao meio à mesma taxa a que é sintetizado pelos produtores. As plantas utilizam o CO2 e o vapor de água da atmosfera para, na presença de luz solar, sintetizar compostos orgânicos de carbono, hidrogênio e oxigênio tais como a glicose. A reação de fotossíntese pode ser expressa como:
6 CO2 + 6 H2O + Energia Solar --> C6H12O6 + 6 O2 É importante observar dois pontos: - A fixação do carbono em sua forma orgânica indica que a fotossíntese é a base da vida na Terra. - A energia solar é armazenada como energia química nas moléculas orgânicas da glicose. A energia armazenada nas moléculas orgânicas é liberada no processo inverso ao da fotossíntese: a respiração. Na respiração ocorre a quebra das moléculas, com a conseqüente liberação de energia para realização das atividades vitais dos organismos. A reação de respiração é dada por:
C6H12O6 + 6 O2 --> 6 CO2 + 6 H2O + 640 Kcal/mol de glicose Por meio da fotossíntese e da respiração, o carbono passa de sua fase inorgânica à fase orgânica e volta para a fase inorgânica, completando assim seu ciclo biogeoquímico. Fotossíntese e respiração são processos de reciclagem do carbono e do oxigênio em várias formas químicas em todos os ecossistemas.
É importante observar a existência de uma interação entre o CO2 atmosférico e o aquático. A concentração de CO2 na atmosfera é de 0,032 %, um valor