Carbonilas e hidroxilas
CURSO: FARMÁCIA/3º SEMESTRE
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA BÁSICA
PROFESSOR: DANIELLE RABÊLO
CARBONILAS E HIDROXILAS; MOLÉCULAS HIDROFÓBICAS E HIDROFÍLICAS
DAYSE APARECIDA DE OLIVEIRA BRAGA
QUIXADÁ-CEARÁ
FEVEREIRO/2013
CARBONILAS
Carbonila é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Grupo Carbonila
Aldeídos e Cetonas
Aldeídos e cetonas são estruturalmente semelhantes, pois ambos têm a carbonila (C=O) como grupo funcional. A diferença é que, os aldeídos, possuem um átomo de hidrogênio e um grupo alquila (R) ou arila (Ar) ligado ao carbono carbonílico e as cetonas possuem dois grupos alquila ou arila. O aldeído mais simples é o formaldeído (CH2O), possui dois átomos de hidrogênio ligados à carbonila. A cetona mais simples é a propanona (CH3COCH3).
Aldeídos e cetonas são largamente encontrados na natureza, assim como em fragrâncias, corantes, hormônios, açúcares etc.
* Carboidratos
Carboidratos são compostos que ocorrem em todos os organismos vivos, sendo essenciais para a vida. O açúcar da cana, o amido e a celulose são todos constituídos de carboidratos. Em geral, os carboidratos apresentam a forma empírica (CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos.
O tipo mais simples de carboidrato é constituído pelos monossacarídeos, chamados aldoses ou cetoses, segundo o grupo funcional que apresentam, aldeído ou cetona. De acordo com seu número de átomos de carbono, são designados trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses.
Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são caracterizados estruturalmente pela presença do – COOH, denominado carboxila ou grupo carboxílico.
Muitos produtos naturais e sintéticos possuem esse grupo funcional, como, por exemplo, o ácido acetilsalicílico: