Carboidratos e lipídios - estudo dirigido
1) São biomoléculas que são fonte primaria de energia, compostas principalmente de carbono, oxigênio e hidrogênio. Possuem em sua estrutura as funções cetona ou aldeído, e álcool (hidroxila).
2) Os carboidratos podem ter função estrutural (ex: quitina, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de baratas), fornecimento primário de energia (ex: via glicolítica) e podem fazer parte do complexo de sinalização celular (ex. glicolipídios e glicoproteínas).
3) São classificados em monossacarídeos (ex: glicose), oligossacarídeos (os mais comuns são os dissacarídeos como a lactose, formada por dois monossacarídeos, galactose e a glicose) e em polissacarídeos: possuem longa cadeia de monossacarídeos (ex: amido, glicogênio e celulose).
4)
[pic] [pic]
5) A ligação glicosídica é uma reação de condensação formada entre dois monossacarídeos, onde um deles deve possuir uma hidroxila livre no primeiro carbono depois do heteroatomo e o outro carboidrato deve apresentar uma hidroxila livre no mesmo plano.
6) São polímeros de carboidratos de alta e média massa molecular.
7) Podemos classificar em homopolissacarideos (apenas um tipo de monômero na sua estrutura) ou heteropolissacarideos (dois ou mais tipos de carboidratos diferentes).
8) Glicose.
9) O hormônio é a insulina, é produzida pelas células β-pancreáticas.
10) Sim, todos os tecidos podem utilizar a glicose como fonte de energia. Não, nem todos os tecidos dependem da insulina, podemos exemplificar as hemácias e o sistema nervoso central. No sistema nervoso central o consumo de energia é constante, se ele dependesse de insulina e houvesse uma falha na sua produção causaria uma falta de energia no sistema o que levaria a uma lesão irreversível e óbito.
11) O hormônio é o glucagon, é produzido pelas células α-pancreáticas.
12) Os alvos deste hormônio são tecidos de reserva energética como o fígado e o tecido adiposo.