Jum nakao
Jum Nakao iniciou seus estudos de formação na área eletrônica e computação, pois queria criar uma nova percepção da realidade através dessas ferramentas. Como há trinta anos as tecnologias eram limitadas, enxergou na moda esta possibilidade de transformação, pois como ele mesmo diz: através dela podemos ser várias outras coisas, construir, fantasiar e mudar paradigmas.
Quando ele se interessou por esse universo matriculou-se em um curso de corte e costura, pois não havia cursos específicos de moda no país, mas ainda se sentia limitado com as fórmulas prontas que o curso aplicava e foi expandir seus conhecimentos trabalhando com alfaiates e em joalherias. Estudou artes plásticas e fez também extensão universitária em história da vestimenta.
Em 1987 com Walter Rodrigues e Conrado Segreto, dentre outros, integrou o projeto pioneiro Cooperativa de Moda, em que estilistas de grandes confecções mostravam trabalhos próprios. Mas a consagração como estilista veio em 1996 no Phytoervas Fashion onde apresentou a coleção inspirada no personagem Bibelô do cartunista Angeli. Após esse sucesso foi convidado a ser diretor de criação para Zoomp. Ficou lá por 6 anos e participou de todas as semanas de moda.
Em 2002 começou a apresentar suas coleções na SPFW e foi convidado a participar de vários projetos inovadores na área de moda , design e criação, trabalhando para empresas como Dupont, Banco do Brasil, Nike e também criando vários figurinos de peças teatrais.
O auge como estilista e a ruptura com as passarelas se deu em 2004 no desfile da SPFW onde criou uma coleção lúdica inspirada no final do século XIX, usando formas do Art Noveau e estilos da época. A coleção foi batizada como Coleção Desejos, toda feita em papel vegetal. Foram usados 1 tonelada de papel e o trabalho durou mais de 700 horas. E foram trabalhados manualmente e vazados a laser, para dar mais perfeição e delicadeza as roupas.
Da forma mais bem pensada, Nakao transforma seu