caratenoides
2. Descrever qual a função e referir fonte alimentar: dos fitoesterois, beta- glucanas
3. Descrever sobre o principio ativo encontrado nos alimentos enxofrados, finalidade de aplicação (função).
4. Descrever sobre a ação dos fitoestrogenos informando fatores positivos e efeitos negativos. Referir fonte alimentar.
Os fitoestrógenos são um grupo de substâncias vegetais que, apesar de terem estruturas químicas diferentes do estrógeno, tem ação parecida no metabolismo. Provavelmente encontrados em milhares de espécies vegetais, pesquisas indicam sua presença em leguminosas como soja e feijão e em folhas como as da amora, que é utilizada como repositor hormonal fitoterápico por conter o fitoestrógeno isoflavona.
O fitoestrógeno, estrutura encontrada numa substância chamada isoflavona, é muito semelhante ao estrógeno, só que atua de forma mais amena. Esta substância compete com o hormônio feminino, diminuindo a sua ação e, portanto, evitando a formação de tumores. No caso da menopausa, age suprindo a falta deste hormônio, e, consequentemente, diminui os seus sintomas.
O metabolismo da microflora intestinal varia de pessoas para pessoa, e é responsável por modificar a estrutura química dos fitoestrógenos, previamente a sua absorção (Humfrey, 1998).
Comparando as diferentes dietas dos orientais e ocidentais, a ingestão de alimentos que contém isoflavona e lignanas, substâncias consideradas fitoestrógenos, observaram a relação da ingestão destas substâncias e o baixo risco de câncer de mama (Stephens, 1997; Thompson et al., 1996a,b; Aldercreutz, 1995; Aldercreutz, 2003).
Os principais fitoestrógenos são as isoflavonas e a principal fonte de isoflavonas é a soja, embora também estejam presentes em menores quantidades em outras plantas da família das leguminosas, assim como em sementes de linhaça, brotos de