Cultura
A cultura é um dos principais fatores utilizados para descrever e reconhecer um lugar específico, por que ela é a responsável por mostrar a identidade de um povo e lugar, demonstrando ás inúmeras histórias, ritos, festas, danças, comidas, dentre outras coisas essenciais para a definição de um lugar especifico.
Cachoeira está localizada no recôncavo da Bahia, foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial no dia 13 de março de 1873, tornando-se a segunda capital do Brasil. Situa-se ás margens do rio Paraguaçu e tem uma população estimada em 34.244 habitantes. Seu clima predominantemente tropical, com estações bem definidas e uma região geograficamente composta por vales e montanhas mantém a produção do açúcar e fumo que fortalece e mantém sua economia.
Cachoeira teve sua contribuição na história do nosso País, pois foi através dela que se designou grandes acontecimentos para a consolidação da independência do Brasil em relação a Portugal, a cidade passou por um momento de preparação para esse momento histórico principalmente contra as tropas canhoneiras de Portugal.
Um momento muito importante para a história de Cachoeira foi a proclamação de Dom Pedro II que ocorreu no dia 2 de Julho de 1823 e vem sendo considerado até hoje para os baianos como a verdadeira independência do Brasil, Portanto desde 2007 a cidade de Cachoeira torna-se no dia 25 de Junho a sede do governo da Bahia.
Além de ser uma cidade de muita importância para a história da Bahia, é uma cidade muito rica de cultura e traz consigo uma série de acontecimentos que sucedem desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais, é conhecida como uma das cidades baianas que mais preservou sua identidade cultural e histórica tornando-se tombada pelo instituto do patrimônio artístico nacional (Iphan), vista hoje como um ponto turístico importantíssimo e como tal reconhecimento leva o status de “Cidade Monumento Nacional” e “Cidade Heroica”.
Por ser uma cidade histórica e antiga