Diversidade celular introduçao
Além de possuírem uma grande diversidade morfológica e funcional, as células são unidades estruturais essenciais na formação dos seres vivos. Cada célula do organismo desempenha uma função específica, porém todas trabalham de uma maneira integrada com as demais células. Nelas, ocorrem reações químicas responsáveis pela manutenção da vida. Existem dois tipos de células que compõem um organismo: eucarióticas e procarióticas. A distinção entre ambas se faz por uma estrutura presente no núcleo, conhecida por carioteca. Essa membrana é responsável por envolver o núcleo de uma célula eucariótica. Por essa razão, pode-se afirmar que esse tipo de célula possui um núcleo verdadeiro, com envoltório nuclear e material genético em seu interior, além de ter uma estrutura bem mais complexa. Essa característica irá diferenciar as células procarióticas, por não possuírem a membrana nuclear, fazendo com que seu material nuclear fique disperso no citoplasma.
As células animais e vegetais possuem estruturas parecidas. Ambas são eucarióticas e possuem em sua formação uma membrana plasmática, citoplasma (citosol) e um núcleo.
Estrutura das células
Membrana plasmática: responsável por envolver o conteúdo da célula. É uma película muito fina que possui permeabilidade seletiva, isto é, capaz de selecionar as substâncias que entram e saem da célula. Ela é composta por uma bicamada de lipídeos e por proteínas de diversas formas entre essas bicamadas.
Citoplasma: Compreende o material celular entre a membrana plasmática e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso, o hialoplasma, onde ficam as organelas celulares, responsáveis por desempenhar as funções vitais.
Núcleo: região das células que abrigam os cromossomos. Neles, contém material genético responsável por comandar as atividades celulares. Por essa razão, pode-se dizer que o núcleo é quem comanda os fatores hereditários. É composto de um envoltório nuclear (carioteca), nucleoplasma (similar ao hialoplasma) e