carara
SAIBA MAIS SOBRE O MOSQUITO Aedes Aegypti
O mosquito transmissor da dengue é o Aedes aegypti. Ele é originário da África e também é responsável pela dengue hemorrágica (febre hemorrágica).
Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo,larva,pupa e adulto, ilustradas abaixo, em tamanho ampliado.
O aedes aegypti é escuro e rajado e de branco nas patas e no corpo.
A fêmEa do aedes aegypti pode voar até três quilômetros em busca de locais para depositar seus ovos
Ciclo de transmissão da dengue. o ciclo se inicia quando a fêmea do Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue. O tempo necessário para o vírus se reproduzir no organismo do mosquito é de 8 a 12 dias. Após isso , ele começa a transmitir o vírus causador da doença esse mesmo mosquito, ao picar um ser humano sadio, transmiti o vírus para o sangue dessa pessoa. Dentro de um tempo, que varia de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar. A partir daí o ciclo pode voltar a se repitir, caso essa segunda pessoa seja picada por outro Aedes aegypti.
uma pessoa doente não transmite dengue para uma pessoa sadia, seja por contato direto, alimentos, água ou quaisquer objetos.
Vale apena lembrar que a dengue só é transmitida pela fêmea infectada do Aedes aegypti. O vírus que causa a dengue possui quatro variações ,classificadas como dnv-1, dnv-2, dnv-3 e dnv-4.A pessoa infectada adquiriu um destes tipos. Se essa pessoa contrair a doença outras vezes e por outros tipos de vírus, aumentam as chances de desenvolver a dengue hemorrágica ou a dengue com complicações.
Depois de adultos, o mosquito Aedes aegypti vive, em média, de 30 a 35 dias. A fêmia do aedes aegypit põe ovos de 4 a 6 vezes durante a sua vida. Ela pode colocar mais de cem ovos de cada vez, em locais preferencialmente com água limpa e parada o aedes aegypita costuma picar as pessoa durante o dia. Quem contamina o ser humano é a fêmea do mosquito, enquanto o macho apenas se alimenta de salivas de plantas. A fêmea