CARACTÉRISTICAS SOCIOECONÔMICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
SOCIESC
NOÇÕES DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CARACTÉRISTICAS SOCIOECONÔMICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL
Equipe:
Dagmar Paulo de Aquino
Curitiba, 22 de outubro de 2014
Apresentação
Construção civil é o termo que engloba a confecção de casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras obras de infraestrutura, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
A construção civil no Brasil é considerada o termômetro da economia, empregando cerca de 15 milhões de pessoas e gerando um investimento de aproximadamente 130 bilhões de reais por ano, participando com cerca de 15% do PIB nacional, gerando trabalho e desenvolvimento sustentável.
Sumário
Capitulo 1 - Materiais de construção civil 03
Capitulo 2 - Máquinas 04
Capitulo 3 – Equipamentos 05
Capitulo 4 – Serviços diversos 06
Referências
Materiais de construção civil
Alguns dos principais materiais de construção civil:
Tijolo - produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção.
Cimento - material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante.
Concreto - é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.
Aço - liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro