Características e Origens da Cultivar Cabernet Sauvignon
Resumo:
Este artigo traz informações relevantes acerca da cultivar Cabernet Sauvignon. Apresentarei as origens, a história, as características botânicas, além de países onde é cultivada e algumas informações gerais desta casta tão importante para a indústria vitivinícola.
Palavras - Chave: Cabernet Sauvignon, cultivo, morfologia, origem
Introdução:
A viticultura é uma importante atividade econômica e cultural em diversas partes do mundo. Na Europa, instalou-se primeiramente na Grécia, de onde se disseminou para várias partes deste continente. A presença milenar da videira na terra gerou uma extensa variabilidade de espécies, adaptadas às mais diversas condições de clima e solo e resistentes a pragas e doenças (ALVARENGA et al., 1998).
Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o plantio desta casta no Brasil, iniciou-se em 1532, ao ser trazida pelos colonizadores portugueses. No entanto, foi em 1921 que a cultivar Cabernet Sauvignon foi introduzida na vitivinicultura brasileira e, por volta de 1980, teve seu cultivo ampliado na Serra Gaúcha. Hoje, é cultivada em todas as áreas produtoras de uvas viníferas do país devido à sua grande adaptabilidade a diversos “terroirs”; possui enorme importância econômica e cultural sendo a variedade vinífera mais cultivada no país.
Esta uva é comumente utilizada para a produção de vinhos finos tintos. Devido às suas características, seus vinhos, dependendo do tipo de cultivo, podem ser envelhecidos por longos anos sem perder suas propriedades originais. Ao contrário, estes ganham corpo e liberam aromas e sabores que só esta casta proporciona.
É relevante realizar um estudo sobre a videira Vitis vinífera L. cultivar Cabernet Sauvignon pela importância que esta planta apresenta em nossa região, tanto cultural; como economicamente.
Cabernet Sauvignon L.:
A cultivar Cabernet Sauvigon L. é uma planta que pertence à família das Vitaceae e ao